Quanto mais erros nos sistemas melhor


Não sei quem teve a brilhante ideia de designar a tarefa de escrever as mensagens de erros dos sistemas para os engenheiros de software. Nada mais estúpido do que pedir para um ser, que só consegue se expressar em código binário, formar uma frase inteligível e em linguagem natural. A combinação da estupidez com a incapacidade total de comunicação é explosiva. Não tem a menor chance de funcionar.

- Chefe, o que a gente mostra quando o sistema der um erro?

- Sei lá. Mostra uma mensagem dizendo qual o erro que deu.

- Certo. "Erro 32". Está bom assim?

- Não. Ninguém sabe o que é "Erro 32".

- Eu sei. É um erro geral de acesso ao disco.

- Então escreve "Erro geral de acesso ao disco".

- Mas não é uma mensagem muito grande? E "Erro 32" me parece muito intuitivo. A gente poderia mandar um manual impresso com os códigos de erro se precisar. 

- Vai ficar muito caro.

- Que tal então só "Erro geral" para economizarmos uns bytes?

- Hum... gosto da ideia de economizar. Mas ainda não sei. “Erro geral” é um pouco vago de mais.

- Mas chefe, são 19 bytes de economia! É um absurdo gastar tantos bytes com estas bobagens. Além do mais, podemos usar esta mesma mensagem para outros erros e economizar ainda mais.

- Certo então. Aposto que o diretor vai ficar feliz com a economia que vamos ter. Não vamos perder mais tempo com isso porque já estamos com o projeto atrasado.

Sim, os projetos de desenvolvimento de sistemas atrasam. Alias, pelo que constam, todos os projetos de desenvolvimento de sistemas atrasaram. Seria razoável pensar que o projeto atrasou porque alguém gastou muito tempo pensando em mensagens de erro amigáveis, mas definitivamente essa não é a causa.

O tempo que se gasta para definir as mensagens de erro é exatamente igual ao tempo que se leva para dizer "escreve qualquer coisa ai". Só pode sair coisas como "Você não está autorizado a executar a operação atual", ou "Ocorreu um erro desconhecido" ou ainda "Ocorreu um erro irrecuperável". Não bastasse esse tipo de mensagem quase enigmática, aparece também um único botão com a palavra "OK" em baixo. “OK”??? Numa situação destas e o único botão que temos para apertar é “OK"? Consigo pensar em inúmeros textos para este botão bem mais sugestivos, mas nenhum deles apropriados para menores de 18 anos. Não, definitivamente não está “OK”. Está tudo errado. E ai, diante da sua absoluta falta de opção, você desiste, clica no infeliz do botão “OK” e a tela fecha inteira (obviamente sem salvar o trabalho) como se estivesse dizendo “dane-se”. Já não era para ter dado erro nenhum, o sistema mostra uma mensagem inteligível, só dá a opção de um botão “OK” irônico e ainda vira as costas e vai embora sem dar a menor explicação. Só pode ser uma piada sem graça.

O correto mesmo seria ter pessoas especializadas para escrever estas mensagens. Mas não acho que os profissionais que intuitivamente parecem ser os mais adequados para a tarefa fariam um bom trabalho também. 

Psicólogos: Ocorreu um erro no sistema, mas ele não é culpa sua. Não se sinta mal. E tente não se irritar que não vale a pena. Se você não conseguir e ficar irritado, tudo bem também. Expressar a sua irritação é normal. Mas se você não ligar para isso, vai ser muito melhor para você.

Jornalista: Urgente! Aconteceu um erro no sistema. Erro inesperado no sistema realça a índole assassina em usuários. 32 mortes foram registradas.

Filósofo: O erro existe? Ele só pode existir se o sistema existir. O sistema só existe se ele puder ser percebidos pelos sentidos, que por sua vez não são confiáveis. Portanto, não há como provar que este erro realmente aconteceu ou se você apenas o imaginou. 

Poeta: Tinha um erro na tela. Na tela tinha um erro. A tela um erro tinha. Tela que tinha um erro estava errada. A tela errada com o erro. Um erro que era errado.

O que me leva a crer que o profissional mais adequado para escrever as mensagens de erro sejam os comediantes. Já que se trata de uma piada, pelo menos que ela tenha graça. Eles sim vão conseguir dizer algo engraçado e aliviar a tensão do usuário em um momento tão difícil. Já até existem algumas ótimas ideias de páginas de erro de site, popularmente conhecidas como páginas de erro 404 (adivinha que tipo pessoa deu esse nome?). Algumas ideias são tão boas que a gente até torce para que um erro aconteça para a gente ver qual vai ser a mensagem de erro.

E ai que está a arte das mensagens de erro bem humoradas. Elas podem ser tão boas que ninguém vai ligar para o erro em si. O erro vai desaparecer e você nem vai lembrar que estava fazendo, que sistema estava usando ou que site estava acessando. Os erros vão passar a ser assunto de conversa em bar e você vai querer encontrar um para ter o que contar para seus amigos.

- Você já viu aquele erro do Word quando você tenta colocar o "til" no "G"? É hilário. Quase me mijei de tanto rir.

- Esse eu ainda não vi. Mas aquele do Twitter quando você tenta buscar uma palavra com mais de 140 caracteres é ótimo também. Vale a pena.

Então vamos torcer para que os gerentes de projeto de sistemas contratem logo os comediantes para fazer parte de suas equipes. Os projetos vão continuar atrasando, mas pelo menos a vida de todo mundo vai ficar muito mais divertida.

E quanto mais erros nos sistemas melhor.