Maneiras criativas de se livrar do Telemarketing

Todo mundo já passou por isso. Uma pessoa de um telemarketing liga (invariavelmente em uma hora inconveniente) para vender alguma coisa que obviamente você não quer comprar. Até porque se você realmente quisesse comprar, você já teria saído e comprado e não estaria esperando alguém te ligar para te oferecer.

Temos que entender que as pessoas que fazem a ligação, não têm culpa alguma. Elas só não conseguiram um emprego melhor do que o de vendedor de telemarketing. Tenho certeza que se elas conseguissem algo melhor, trocariam de emprego sem nem perguntar qual o salário no novo lugar. Mas, como você nunca fala com quem é realmente culpado pela ligação inconveniente, (provavelmente aquele gerente de marketing que "teve uma idéia"), você tem que descontar nos atendentes mesmo. Sinto muito por eles e torço para que eles todos arrumem empregos melhores.


Maneira Criativa #1:

- Bom dia. Gostaria de falar com o Sr. Carlos Antônio?

- Sim, é ele.

- Ola Sr. Carlos Antônio, como tem passado?

- Bem – ate atender essa ligação, pelo menos.

- Sabe Sr. Carlos – diz o vendedor já tentando criar alguma intimidade com a pessoa - o motivo da minha ligação é oferecer ao senhor uma proposta imperdível: um cartão de credito inovador e revolucionário com o qual você conseguirá realizar pagamentos em qualquer estabelecimento comercial que... – e por ai vai por uns 3 minutos. Pode deixar ele falar a vontade. Não responda nem dê nenhum sinal de que você esta vivo.

Depois que ele acabar de ler tudo no scrip, ele provavelmente vai te fazer uma pergunta. Não importa o que ele pergunte responda o seguinte:

- Não posso comprar o seu produto porque ele ė contrário aos meus princípios religiosos.

Alguns vendedores vão entender e vão rir. Mas este serão a minoria que realmente conseguirá arrumar outro emprego em breve. A maioria esmagadora vai continuar lendo o scrip sem nem parar para pensar na sua resposta.

- Mas senhor, o nosso cartão de credito vem em cores especiais que o senhor por escolher para combinar melhor com a sua carteira. E ele também permite que o seu nome venha escrito nele em seis línguas diferentes. E não ė só isso, ele tambėm... – e por ai vai.

Espere ele acabar. Sua resposta tem que ser em tom calmo e sério.

- Meu caro infiel, a minha religião me impede de ter um cartão de credito. Por favor, respeite a minha preferência religiosa.

Neste ponto o vendedor vai passar a prestar um pouco mais atenção no que você falou.

- A religião do senhor não permite?

- Isso mesmo.

E o atendente esta nesta hora está procurando desesperadamente onde, no seu script, está o contra argumento para essa resposta. É ai que está seu trunfo porque ele não vai achar. E antes dele falar alguma coisa já vai logo dizendo:

- O pastor não vai ficar nada feliz se souber que eu estou falando com você. Acho que é melhor eu desligar antes de me comprometer ainda mais.

A ligação deve acabar ai. Mas se o vendedor for daqueles que realmente insiste, a sua cartada final é começar a gritar solenemente.

- Senhor, livra-me desta tentação do demônio! Que os 4 cavaleiros do apocalipse recaiam sob a vossa empresa e que as 7 pragas do Senhor invadam a vida deste gerente de marketing pecador que pensou em vender este produto dos belzebu. Que os infiéis tenham o vosso perdão no dia do julgamento final e que...

E vai por ai até o vendedor pedir desculpas ou desligar.


Maneira Criativa #2:

-Alo, gostaria de falar com o Sr. Antonio Carlos, por favor – eles são sempre educados.

- Ė ele.

- Sr. Antonio, eu me chamo Deise e o motivo da minha ligação e lhe oferecer um desconto de R$10,00 no primeiro módulo de um sensacional curso básico de informática. Hoje em dia é superimportante ter conhecimentos de informática, sabe? Com isso o senhor pode arrumar um emprego melhor, abrir seu próprio negócio ou pelo menos deixar de passar vergonha perto do seu filho....

E por ai vai. Sua resposta matadora:

- Sra. Deise (muito importante lembrar o nome da pessoa), deixe-me aproveitar o contato então. Eu me chamo Antonio e gostaria de lhe oferecer um desconto de R$9,00 em um curso de informática sensacional... – e tenta repetir o que ela falou. Quanto mais parecido com o que a pessoa disse melhor. E o valor tem que ser só um pouco menor do que o que a pessoa ofereceu.

- Mas senhor, fui eu quem liguei para lhe oferecer o curso.

- Eu sei, mas o curso que eu tenho para lhe oferecer é muito melhor. Eu sei que o desconto é um pouco menor, mas no meu curso, a senhora vai aprender coisas que nem foram inventadas ainda.

- Mas senhor?

- E ai vai querer ou vamos desligar?

Se ela disse que vai querer o seu só se você aceitar o dela, diga a ela que é você quem dá o curso e que já sabe tudo de informática.


Maneira Criativa #3:

- Alô, o Sr. Carlos Eduardo Antonio de Souza Pires?

- Sou eu.

- Sr. Carlos, peço desculpas pelo incomodo – se sabem que é um incomodo porque ligam? – mas não poderíamos deixar de te ligar – claro que poderiam, conseguir não ligar é bem mais fácil do que ligar – para lhe oferecer essa oferta incrível. Um ano de assinatura da melhor revista de pecuária do país, a LeGadô, por um preço incrível! O senhor já conhece a nossa revista?

- Claro que sim! Quem não conhece! – fale com o maior entusiasmo possível – Eu sempre quis ter uma assinatura da LeGadô. Que sorte a minha que você me ligou hoje. Incrível a minha sorte mesmo. Nem posso acreditar que hoje será o dia que finalmente vou ter uma assinatura da LeGadô.

O vendedor já estará um tanto quanto desconcertado neste momento.

- Quem bom que o senhor gosta da nossa revista. Então – diz ele incrédulo – vamos fazer a assinatura para o senhor?

- Mas é claro que sim!

- Ótimo – já diz mais confiante – vamos só preencher um cadastro básico então. Qual o nome completo, CPF e RG do senhor?

Nessa hora diga o seu nome, um CPF que não existe e um RG que tenha pelo menos quatro letras no meio dele.

- Senhor, acho que o CPF que o senhor me informou não é válido. O senhor pode repeti-lo?

Repita.

- Senhor, realmente acho que este CPF não existe.

- Como não! Esse é o meu CPF, tenho certeza. Estou lendo aqui direitinho.

- E Senhor, também não é válido, tenho certeza de que não podem ter letras no RG.

- Mas como assim??? Não é possível!!! – quanto maior a sua indignação melhor –Bom, vou ter que primeiro verificar o que está acontecendo lá na Caixa Econômica Federal para ver o porque eles me deram um CPF que não é válido. Que absurdo! Justo hoje que achei que finalmente ia conseguir a assinatura da LeGadô...

O vendedor certamente vai insistir.

- Mas o senhor tem certeza de que o seu CPF está certo?

Ai você repete o CPF pausadamente como se estivesse lendo número a número e pede desculpas pelo transtorno que causou a ele.

Esta mesma tática pode ser usada com CEP se eles não pedirem o CPF. E mesmo um email sem o “@” vai funcionar.

Maneira Criativa #4:

Essa maneira é bem focada em venda de seguros. Mas dá para adaptar para outras coisas também.

- Alô, o Sr. Carlos está, por favor?

- Pois não.

- Sr. Carlos, o senhor já tem um seguro de vida?

- Não.

- Mas um seguro de vida não é algo que se possa deixar de ter, não é mesmo Sr. Carlos. É essencial.

- Não – deixe o atendente na dúvida se você quis dizer “não, não se pode deixar de ter” ou se você quis dizer “Não. Não é essencial”.

- Pois então, Sr. Carlos, hoje estamos com uma oferta super especial para o senhor ter um seguro de vida ótimo. Afinal, o senhor não quer deixar a sua família em uma situação ruim caso ocorra alguma fatalidade, não é mesmo.

Aqui começa a revanche.

- Para te falar a verdade, que quero mais que eles se explodam. Todos eles! Aquele bando de ingratos idiotas. Não merecem nem um pingo da minha preocupação.

- Mas Sr. Carlos, o seguro pode ter como beneficiário qualquer pessoa que o senhor desejar. Assim, o senhor pode dar o benefício a sua mãe, por exemplo.

- Não falo com a minha mãe faz uns 15 anos, aquela bruxa.  

- Mas que tal um amigo?

- Não tenho amigos. Odeio a maioria das pessoas no mundo. Tem um seguro de vida que eu mesmo possa ser o beneficiário? Assim eu me mato e fico rico. Resolvo dois problemas de uma vez só. 



Obs: Você conhece alguma maneira criativa de se livrar de vendedor de telemarketing também? Escreva ai a sua. Vamos compartilhar estes métodos porque eles certamente vão ser útil um dia.